sábado, 5 de dezembro de 2009

ERVEDAL DA BEIRA VILA COM SÉCULOS DE HISTÓRIA

Curta resenha histórica da vila Ervedal da Beira

No território desta freguesia encontram-se vestígios arqueológicos que testemunham que a antiguidade do seu povoamento remonta à Pré-História, como são exemplos a Anta da Cavada, em Fiais da Beira; Anta do Vale Cerejo, na Ponte de Andorinha; "Monte do Castro", na Póvoa de São Cosme, entre outros.

Sabe-se que já no reinado de D. Sancho I a povoação de Ervedal tinha o seu foro de vila, dado por Dª Teresa, filha de D. Sancho I, e confirmado por sua mãe Dª Dulce, em 1249, tendo recebido foral novo de D. Manuel, a 15 de Maio de 1514.

Ervedal da Beira pode-se considerar a vila mais antiga do concelho, tendo em consideração que no reinado de D. Sancho I, em 1193, já Ervedal tinha o seu foral de vila.

O concelho de Ervedal, chamado "da Beira", para o distinguir do seu homónimo alentejano, foi extinto por decreto de 24 de Outubro de 1855, incluindo-se no concelho de Oliveira do Hospital as freguesias de Ervedal da Beira e Seixo do Ervedal (actualmente Seixo da Beira) e no concelho de Seia as de Sameice, Travancinha e Várzea de Meruge

Constituiu um pequeno concelho medieval, tendo sido também sede durante um período constitucional, que terminou em 1855. O título de Visconde do Ervedal, foi criado em 1870 e doado a João Pedro Maria Lobo de Castro Pimentel.

Ervedal possui muitos monumentos importantes que comprovam a sua antiguidade, tais como: Igreja Matriz, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, Cabeceiras de Sepulturas, Sepulturas Antropomórficas, Dolmens, Ponte Romana, uma casa nobre e algumas casas antigas e por fim a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem.

A Igreja Matriz tem como patrono Santo André.
-
Melhor que as palavras, será ver as imagens... concordas?

Sem comentários:

Enviar um comentário